Buscar
  • Regina Politi_Pais&Filhos

A importância das tradições familiares

ELAS AJUDAM A CRIAR E MANTER OS VÍNCULOS ENTRE AS GERAÇÕES

Um dos grandes desafios da família contemporânea do século 21 é manter certos aspectos saudáveis e fundamentais na construção de uma família, tais como as tradições familiares.

Essas tradições incluem rituais valiosos que facilitam o vínculo familiar e entre as diversas gerações, tanto do lado paterno como materno. Possibilitam trocas ricas em termos de valores, crenças e histórias familiares importantes de serem contadas e recontadas ao longo da vida das crianças, para que sejam elaboradas e compreendidas como a cultura da qual pertencem.

Sem dúvidas, algumas tradições perderam o sentido ao longo do tempo e, por isso mesmo deveriam ser reavaliadas e reinventadas para que sejam oportunidades de encontro e significado.

Fazer por fazer, só para cumprir tabela, pode esvaziar e empobrecer a ocasião. Se for adotar algumas tradições, procure escolher as que mais fazem sentido para você e que têm um propósito para serem mantidas.


As religiões das famílias propiciam um amplo calendário de comemorações que podem ser adotadas de acordo com os valores que você, pai ou mãe, pretendem passar aos seus filhos desde pequenos. Não é necessário fazer todos, até porque seria exaustivo, mas escolha o que consegue fazer com vontade, interesse e afinidade.

Esses encontros trigeracionais – com avós, tios, irmãos, sobrinhos, primos e agregados – também são muito importantes para mostrar a diversidade e a possibilidade de convivência entre pessoas tão diferentes entre si.


Lógico que não é fácil proporcionar esses encontros, mas com sabedoria, tolerância e principalmente sem julgamentos, podemos exercitar dentro da nossa família o que precisamos tanto do lado de fora, no mundo. A família é nosso laboratório social de aceitação e adaptação.

Não é só importante estabelecer datas anuais, tais como essas celebrações tradicionais, bem como os aniversários, mas também datas semanais, mensais. Como, por exemplo: o almoço de domingo, ou o jantar de sexta-feira à noite. Enfim, refeições junto dos filhos desde pequenos é um fator extremamente importante na construção desta relação.

Várias pesquisas feitas em Harvard (2012) e Columbia (2010), mostram que filhos com mais refeições semanais com seus pais tendem a ir melhor na escola e a não se envolver em situações de risco. Eles passam a se comunicar mais com os adultos e contar mais suas vivências. Crianças desde pequenas precisam de rotinas, previsibilidade e uma agenda saudável, que estruture o seu cotidiano.

A construção da nossa identidade passa pelos labirintos da nossa história e memória familiar nas suas diferentes versões, ditas e não ditas, e precisamos ir revelando, na medida do possível, aos nossos filhos, possibilitando o pertencimento àquela família, bem como sua diferenciação.

As tradições familiares têm exatamente essa função de conduzir ao passado no tempo presente, onde podemos conhecer e resgatar a nossa história e ressignificá-la  para avançar e não repetir padrões relacionais  insatisfatórios ou prejudiciais.

Dúvidas ou comentários nos mande um e-mail para familiafabricadegente@paisefilhos.com.br.

0 visualização

Regina Politi | CRP 06 -17649

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram